Fev 26
2012

Como saber se o ouro é falso ou verdadeiro

Escrito por admin | colocado emOuro | 7 Comentários

Existem vários métodos que pode utilizar para descobrir se a sua joia do ouro é feita de ouro verdadeiro. Tenha em mente que estes métodos não são 100% conclusivos. Se você quer uma garantia o melhor será mesmo levar a um joalheiro certificado mas isso irá custar-lhe dinheiro. Se mesmo assim pretende descobrir por conta própria, continue a ler.

d7fd79634333928450d97b9e78c9 Como saber se o ouro é falso ou verdadeiro

Ouro Verdadeiro ou Falso? – Inspeção Visual

Olhe atentamente para a sua peça de ouro e procure pelo selo gravado no ouro. O selo mostra a informação de grau que é ou dado em finesse (1-1000 ou 0,1-0,999) ou quilates (1-24). Qualquer coisa abaixo de 10k não é considerado verdadeiro ouro. Outra verificação é fácil olhar para a descoloração, especialmente em torno das bordas e outras áreas que sofrem muito atrito.

Ouro Verdadeiro ou Falso? – Usar um íman

images 1 Como saber se o ouro é falso ou verdadeiroO ouro não é magnético, mas muitos dos metais que são frequentemente utilizados como ouro falso ou revestimento de ouro são. Se a sua joia é atraída para o magnético, não é ouro verdadeiro. No entanto, se não é atraído para o íman, não é ainda necessariamente real, mas é bom ponto de partida

Ouro Verdadeiro ou Falso? – Use ácido nítrico

O ácido nítrico pode dizer se sua joia é de ouro verdadeiro. Isto é verdade, o método que a maioria dos joalheiros usa. Pegue uma gota de ácido nítrico veja se ele provoca uma reação. Para dizer se a peça é banhado a ouro, você pode ter que tomar um arquivo e fazer um arranhão na joia (em algum lugar que não será perceptível) para testar sob o revestimento. Se o ácido nítrico cria uma reação verde, você está lidando com um pedaço banhado a ouro ou um metal base. Se você ver uma reação de cor leitosa, provavelmente é banhado a ouro sobre prata esterlina. Se não houver reação, sua joia de ouro é real.

Atenção: Tome todas as precauções necessárias ao manuseio de qualquer tipo de ácido, e tenha em mente que este processo danifica a sua joia de ouro.

Ouro Verdadeiro ou Falso? – Use uma Balança

Utilize uma balança e um pedaço de joia de ouro real do mesmo tamanho que o que você está a testar. O ouro é muito pesado, por isso, se dois pedaços do mesmo tamanho e forma pesar exatamente a mesma quantidade, as chances são de sua peça ser feita de ouro verdadeiro.

Todos estes métodos podem ser maneiras úteis para ver se sua joia do ouro é feita de ouro verdadeiro ou falso, e isto é muito importante caso queria vender ouro posteriormente. No entanto, todas estas maneiras não vão dar respostas garantidas ou dizer-lhe a qualidade ou quilates da sua peça de ouro. Para ter certeza deve sempre levar as suas joias de ouro a um joalheiro certificado.

7 Comentários

Junte-se á conversa. Partilhe a sua opnião!

  1. Nuno

    Boa tarde!!
    Comprei um jogo de noivado pra minha noiva: anel, brinco, fio, pendente, brincos.
    Nisto ela diz me que esta a ficar preto ou com uma mancha tipo preta, que por acaso ja vi mas muito esquisito. Foi a loja onde comprei ela pegou no anel inserio no boiam que tinha agua axo eu com um detergente nao sei dizer bem e voltou ao normal.
    Eu nao percebo de joias minha intencao foi comprar algo duravel e bonito e estou nesta situacao.
    Tenho os recibos das compras e vou la deixar o jogo todo…espero que me devolvam ou facam alguma coisa por isso.
    A minha percepcao desde que e apresentaram ouro e que ele nao muda a sua cor isot e ouro e ouro!!!
    Ajuda-me a intender isto.
    obrigado

  2. jose carlos araujo

    gostaria de saber onde posso avaliar minhas joias por um joalheiro certificado. moro no parana na cidade de cascavel

  3. isabella albuquerque

    onde encontro ácido nitrico?quero comprar ouro como começar?como identifico k?

  4. Carla Costa manoel

    Bom dia!
    Gostaria de saber onde posso encontrar um joalheiro certificado e joalherias de confinça?
    Moro em Macaé-RJ.
    Obrigada!

  5. andre

    A onde poso encontra acido para testar ouro ,prata

  6. Marta Alegre

    Comprei um anel de um ourives(quem faz jóias,mas tenho duvidas se é ouro realmente,pois o anél tem deixado meu dedo machucado (em carne viva).Como adquirir o ácido nítrico?

  7. Tamara Castro

    Gente, se estão em dúvida se é ouro basta levar em uma agência da CEF (Caixa econômica federal), que faz penhor e pedir para avaliar. É de graça e super garantido.